Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

De 22 a 27 de Março, em Nowy Gierałtów e Wroclaw, decorreu o segundo intercâmbio internacional do projecto “School of Active Citizens” dinamizado numa parceria entre associação YUPI, Agrupamento de Escolas de Gondifelos e parceiros da Polónia, Roménia e Eslováquia num projeto financiado pelo Programa Erasmus + Educação e Formação.

 

Nesta segunda edição e sob a temática “Direitos Humanos e Igualdade de Género” seis alunas do 8º e 9º ano tiveram oportunidade de se juntar a uma equipa de 32 pessoas (alunos, professores e técnicos de juventude) de associações juvenis e escolas dos quatro países envolvidos neste projeto e, em conjunto trabalharam o tema que está a ser desenvolvido ao longo do ano letivo. Através de dinâmicas de educação não formal (role play, debate, filmagem de vídeos, entre muitos outros), conceitos como tolerância, estereótipos, diversidade, preconceitos e desigualdade com base no género, foram conhecidas e refletidas pelo grupo, o que gerou uma necessidade mais forte de agir a nível local para uma sociedade mais justa e inclusiva, começando pela escola. As jovens partilharam as atividades a decorrer a nível local e puderam compreender e saber mais informação sobre o desenrolar do projeto nos países parceiros.

Tiveram ainda oportunidade de visitar a incrível cidade de Wroclaw, havendo também momentos de partilha de culturas através de gastronomia, música e dança.

O enfoque do trabalho foi dado à partilha das atividades locais que cada escola desenvolve para trabalhar os Direitos Humanos e em especial a Igualdade de Género, sendo que em Gondifelos as atividades estão dirigidas a toda a comunidade (formação de pessoal não docente, formação internacional de professores, sessões de Direitos Humanos para alunos em articulação com os professores, tertúlias com pais e convidados externos, entre muitas outras dinâmicas).

Entre outras aprendizagens e aventuras as opiniões das jovens oscilam entre o “gostar tanto que antes mesmo de irem embora já sentiam saudades”,“querer ficar mais tempo na Polónia” e, “alguma pena da vergonha inicial e receio de falar Inglês em público”, revelando-se uma excelente oportunidade de desenvolver competências pessoais e sociais, para além de académicas.

Segundo Diana Silva, Educadora Social que acompanhou as jovens “A aprendizagem desenvolve-se através de experiência e este intercâmbio permitiu a partilha, a descoberta e o conhecimento de outras culturas, outras línguas, outros jovens e sobretudo outras formas de ver e sentir os direitos humanos e a Igualdade de género”.

“Este intercâmbio foi a melhor experiência da minha vida! Nele conheci pessoas incríveis, aprendi muito sobre os direitos humanos, consegui melhorar um pouco o meu Inglês e vivi momentos que ficarão para sempre guardados na minha memória e no meu coração. Não mudava nada neste intercâmbio aumentava apenas o número de dias.” - Daniela Silva (participante do Agrupamento de Escolas de Gondifelos).

Aprendi muito sobre outras culturas, melhorei um pouco o meu Inglês contudo podia ter interagido mais sendo que as pessoas não estavam lá para nos julgar”. - Sandra S. (participante do Agrupamento de Escolas de Gondifelos).

Esta atividade enquadra-se no projeto "School of Active Citizens" implementado pela associação juvenil YUPI e Agrupamento de Escolas de Gondifelos e numa parceria internacional com organizações e escolas da Polónia, Roménia e Eslováquia por um período de 36 meses e financiamento do programa Erasmus + Educação e Formação.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 127 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top