Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 6ª Edição do programa de Educação Parental “Mais Família, Mais Criança” do Agrupamento de Escolas de Gondifelos teve início no dia 18 de janeiro e terminou no dia 1 de março, com o habitual jantar de celebração, desta vez envolvendo 47 pessoas.

 

O projeto foi pela primeira vez para o território, ao encontro de pais e mães do primeiro ciclo, tendo sido construído um grupo fantástico, composto por 15 participantes da EB1 de Outiz, maioritariamente na turma de 1º e 2º ano.

As sessões foram dinamizadas pela Educadora Social deste Agrupamento e pela Dra. Carla Branco, Educadora Social da Autarquia, através de dinâmicas ativas e participativas e procurando ir ao encontro das necessidades, dos medos, dos receios e em especial das experiências dos pais e das mães. Houve sempre lugar para diálogo, partilha, debates, histórias, rolle-play, entre outros momentos que trouxeram riqueza ao grupo, quer ao nível do conhecimento de novas estratégias educativas, mas também ao nível do auto conhecimento e da consequente tomada de consciência. O grande motor de arranque deste grupo, foi precisamente a reflexão acerca do que “enquanto pais e mães nos pr(é)ocupa o coração tirando-nos espaço para amar os nossos filhos e sermos felizes em família” e ao longo das sessões fomos tentando encontrar estratégias para evitar e resolver esses problemas. De um modo geral percebemos que o comportamento é sistémico e que mudanças no comportamento da criança não só se dão como também originam mudanças em toda a família. Em suma exercer uma parentalidade positiva exige uma atitude constante de reforço do que é esperado, clareza, limites e regras bem definidos, mas também muito afeto e muito diálogo!
As avaliações das sessões foram sempre bastante positivas e no jantar de celebração, ficou bem explicito que o grupo quer continuar a encontrar-se! Assim, na próxima semana haverá já um workshop sobre Nutrição, dinamizado pela autarquia, e outras atividades incluídas no Projeto Momentos em Família estão já a ser pensadas para o Mês de Maio!
Pais felizes, filhos felizes, escolas com sucesso, é um principio que leva a nossa escola a ser uma escola amiga das famílias.

Scroll to top