Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Trabalhar em estratégias e conhecimentos sobre o tema "igualdade de género", com a colaboração da YUPI, está a ter um grande impacto na equipa de pessoal não docente da EBI de Gondifelos.

Para além do debate de conceitos como "género", "estereótipos" ou "feminismo", também as experiências que a equipa vive todos os dias são alvo de reflexão e, então, surgem algumas diretrizes e estratégias para informar e capacitar os jovens com quem lidam diariamente.

"Enquanto o mundo de um menino de 12 anos está a expandir-se, o mundo de uma menina de 12 anos está a contrair-se", foi o resultado de um estudo mundial sobre os papéis e limitações de género e é por isso que faz todo o sentido para este projeto treinar, informar e proporcionar recursos a toda a comunidade escolar para ajudar os e as adolescentes a formar assertivamente a sua personalidade no que toca a igualdade de oportunidades, direitos e responsabilidades entre homens e mulheres.
Durante as 2 sessões que tiveram lugar em Janeiro e Fevereiro com o primeiro grupo de 11 funcionários do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, a proposta de descobrir em conjunto os nossos próprios estereótipos sobre género foi um sucesso, na medida em que permitiu um maior autoconhecimento e um reposicionamento que sirva o interesse da formação dos alunos e das alunas, que assim ficam mais próximos de ter oportunidades iguais, independentemente do género.
A avaliação pelos participantes foi extremamente positiva despertando o interesse, aumentando a informação e fomentando a vontade em agir de forma mais igualitária em contexto escolar.

Scroll to top