Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No âmbito da rubrica o “O cinema está à tua espera”, do projeto "Educar com Cinema, promovido pela Biblioteca Escolar, alunos voltam a sair da escola para irem ao Cinema, desta feita do todo o 1º ciclo, o 6º ano e também o 8º ano.

Foi no dia 26 de janeiro que 202 elementos da nossa comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares de acção educativa) se  deslocaram ao grande auditório da Casa das Artes para assistir a dois filmes projetados no âmbito da primeira réplica do segundo episódio, do Close Up-Observatório de Cinema, com o mote da viagem, organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão e Casa das Artes. 

Os alunos do 1º Ciclo e do 6º ano assistiram ao filme O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que conta a viagem animada de um rapaz que procura o pai. O filme sem recorrer às palavras, conseguiu cativar tanto os alunos, que estes se entusiasmaram e bateram palmas ao som das músicas durante o filme. Toda a história parece desenhada com um rabisco simples e muito criativo fazendo lembrar um livro em movimento. Houve alguns alunos que, numa tentativa de obterem mais informação, posteriormente foram pesquisar o “making of” deste filme diferente e muito impressionante.
Os alunos do 8º ano visionaram o filme Peregrinação, de João Botelho, recentemente estreado, que adapta livremente a obra de Fernão Mendes Pinto, narração incontornável das viagens feitas pelos portugueses no tempo dos descobrimentos ao Oriente durante o século XVI. Os alunos usufruíram também da oportunidade de contactar com o realizador. De realçar ainda a excelente fotografia do filme e a forma como a música do Fausto do álbum “Por este Rio Acima” encaixa soberbamente em todo o filme.
A nossa comunidade foi, mais uma vez, passageira privilegiada no Observatório de Famalicão, a quem agradecemos.
A Equipa da BE

Scroll to top