Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Pelo terceiro ano consecutivo o Agrupamento de Escolas de Gondifelos conclui a participação no Projeto Justiça para Tod@s

No dia 13 de dezembro, entre as 09:30hs e as 17:00hs, a turma 8º2 deslocou-se ao Tribunal Judicial de Famalicão para protagonizar uma simulação de julgamento, orientados pela Mm.ª Juíza Eugénia Torres, atividade integrada no Projeto "Justiça para Tod@s”. 

Este projeto é promovido a nível nacional pelo instituto padre António Vieira com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio institucional de vária entidades, entre as quais o Centro de Estudos Judiciários. O projeto no AEG é coordenado pela Educadora Social, pretendendo-se a promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito.
A turma 8º2 escolheu o tema “Violência no Namoro”, e contou com o apoio d@s Advogad@s Dra. Liliana do Fundo, Dra. Alexandra Novais, Dra. Sandra Silva e Dr. Jorge da Costa, e a turma 7º 2 escolheu o caso de “Tráfico de Seres Humanos”, com o apoio da Dra. Vera Pereira e da Dra. Andreia Tavares. Estes/as advogad@s trabalharam o caso com os alunos ao longo de 8 sessões e com base nesse trabalho foram esgrimidos argumentos a favor e contra os supostos atores dos respetivos processos, até que fosse dada a sentença final.
É ainda de referir que no tribunal, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as celas e ainda de assistir a dois julgamentos sumários reais, um que dizia respeito a jovem de 24 anos que tinha sido identificado por condução sobre efeito de álcool, e outro de um jovem de 18 anos, identificado a conduzir sem habilitação legal para o efeito. Podemos concluir que o projeto se tornou uma mais valia para o desenvolvimento integral destes alunos.
Como forma de complementar o projeto e valorizá-lo ao nível da comunidade, está prevista a atividade “Pais com chá… de Justiça”, a realizar no dia 16 de março, pelas 20:30 na Sala Mais, onde os alunos desenvolverão uma parte da simulação do julgamento.
Esta atividade enquadra-se também no projeto "School of Active Citizens" implementado pela associação juvenil YUPI em cooperação com o Agrupamento de Gondifelos e numa parceria internacional com organizações e escolas da Polónia, Roménia e Eslováquia por um período de 33 meses e financiamento do programa Erasmus + Educação e Formação.
Deixamos um agradecimento especial aos advogados tutores que dedicam do seu tempo de forma graciosa para contribuir para desenvolvimento cívico social dos nossos jovens, assim como à Ordem dos Advogados de Famalicão e ao próprio Tribunal de Braga e Vila Nova de Famalicão, que tudo têm feito de forma célere para que seja possível levar a cabo esta iniciativa tão valiosa.
Diana Silva
Educadora Social

Participa na reflexão! 

Dia 15 de Janeiro foi instituído pelo Ministério da Educação como o dia do Perfil do Aluno.

Sabes o que é esperado de ti no final da escolaridade obrigatória?

Alerta de muito frio! 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 61 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top