Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

feiraagricout2017

Realizou-se pela 17ª vez a Feira Agrícola / Gastronómica no Agrupamento de Escolas de Gondifelos.


Esta iniciativa aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro e foi dinamizada em articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo tendo o apoio da comunidade escolar.

Os produtos eram frescos e muito variados todos produzidos na localidade como: a batata-doce; a beringela; nozes; castanhas; abóboras; ovos; e até pequenos animais como: galinhas; coelhos; patos e gatinhos que tanto deliciaram as crianças.
“Os Doces da Avó” foi a banca mais procurada atraindo muitos clientes pois os bolos deliciavam tanto a visão como o paladar.
A feirinha foi mais uma vez um sucesso e desde já agradecemos a colaboração e contribuição de todos
Muito Obrigada

Alunos do 4º ano
Gondifelos

 

 

Os dias de outono trazem sempre festivais de cores: amarelos leves e torrados, laranjas vivos e desbotados, vermelhos quentes e pardos, castanhos-claros e escuros, verdes de fim de verão e cinzas a anteceder o longo e frio inverno. E há cheiros e sabores, há terras e colheitas, frutos maduros e cereais guardados em espigueiros feitos de pau. É da natureza que vem a serenidade, o reencontro com nós mesmos, com as tradições e com a beleza de existirmos enquanto ser humanos e sociais.
A nossa feira de produtos agrícolas e gastronómicos aconteceu em dois destes dias em que a luz teimosa mas acolhedora do astro-rei lançou os seus braços mornos e benévolos. Decorriam os dias 19 e 20 de outubro do ano da graça de 2017. Chegaram mercadores ávidos de novidades provenientes das 7 turmas do 1º Ciclo e Pré-escolar de Gondifelos. Vieram separadamente e com horário a rigor, não fossem os produtos esgotar num ápice e a feira acabar em pouco tempo. Porque as feiras são feitas para durarem, para divertirem, para pegar no dinheiro e fazer negócios sérios, com moedas verdadeiras e notas a brilhar. E os vendedores, almocreves do século XXI, vieram enérgicos com os seus pregões, caixas, cestos e azáfamas. Vieram pais, filhos, avós, irmãos, famílias inteiras. Vieram de terras de Beiriz, Outiz, Cavalões e Gondifelos, de aquém e além Famalicão. Carregados até mais não, trouxeram das suas terras abençoadas os jovens frutos saborosos: os dióspiros bem maduros, as maçãs tenrinhas, as pêras suculentas. Veio também a equipa mais velha, a dos frutos secos, com os seus equipamentos mais acastanhados, tal qual a terra lavrada de fresco: as nozes, as avelãs, as castanhas. Não faltaram as leguminosas, ricas em proteínas e compradas e comidas só por gente inteligente: feijões multicolores e grãos-de-bico da cor do sol nascente. Chorámos de emoção com as cebolas e salivámos com as batatas-doces e as normais, tubérculos de qualidade para cozer, fritar ou engordar. E vieram os meigos animais de estimação. Diga-se que podem ser estimados por mãos carinhosas de um aluno traquina ou de uma cozinheira prendada que sonha em preparar um regalado jantar. E ouvimos o cacarejar da galinha com os seus ovos acabados de vir ao mundo, sentimos a suavidade do pelo do coelho maroto, o pato mudo e o pato do arroz, o frango do campo e o frango do tacho.
O Agrupamento de Gondifelos mostrou que, nos outonos desta vida, o convívio foi o maior lucro. O preço de uma coisa não pode ser aferido apenas pelo valor que custa, mas pelo valor simbólico que os produtos representaram. Os pais, irmãos, tios e avós enriqueceram não com as vendas mas com a sua presença solícita e imprescindível. Os alunos aprenderam contas de somar sorrisos, multiplicar simpatias, dividir alegria e subtrair tristeza. Realizaram provas internas de emoção e cidadania. Os professores articularam matérias, deram aulas quase sem darem conta… porque as contas de dois dias de uma feira agrícola ou de vaidades só chegam nesse eterno conta-gotas que se chama tempo futuro…
Quando perceberemos que só somos ajudando os outros a ser?
Professora Aurora Pais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Scroll to top