Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Sala Mais já deu início ao seu trabalho, envolvendo 1 Educadora Social e mais de 30 Professores que trabalham diariamente e diretamente com os alunos.

Trata-se de um trabalho baseado numa relação de proximidade entre Professor e Aluno, onde as necessidades das nossas crianças e jovens são o centro de toda a intervenção. Pretende-se que os resultados e o sucesso escolar estejam lado a lado com o bem-estar biopsicossocial de todos e que a escola continue a ser um espaço onde todos se sentem bem.
Como forma de transmitir esta intenção e de convidar os alunos a frequentarem este espaço, Nos dias 18 e 19 de outubro, a educadora social em articulação com vários professores, dinamizou na Sala mais uma atividade de apresentação do espaço e motivação para o estudo.
Para iniciar a sessão convidou os alunos a refletirem sobre o tema “Igualdade”, uma vez que estará presente ao longo do ano em diversas ações que irão ser dinamizadas. Mas, o que terá “Igualdade” a ver com a Sala Mais?”. Esta foi a questão, e a explicação está na base da existência deste espaço. Foi importante refletir com os alunos sobre as diferenças económicas e socioculturais existentes na nossa comunidade educativa, percebendo que nem todos têm acesso aos mesmos recursos e apoios. É neste sentido que a Sala Mais se apresenta como uma forma de proporcionar a todos o mesmo acesso a materiais didáticos, tecnológicos, pedagógicos e ainda a Professores que poderão ajudar os alunos, algo que muito não poderão ter fora da escola. Assim, a Sala Mais, é antes de mais, um espaço que oferece a todos os alunos o acesso aos mesmos recursos, promovendo o sucesso escolar através da igualdade de oportunidades.
Posto isto, foi hora de relembrar as regras da sala mais! E todos os alunos as sabem muito bem! Assim relembramos que este é um espaço não formal onde podemos e devemos falar uns com os outros, tirar dúvidas, debater temas, fazer questões, dar ideias… mas sempre sem incomodar os outros!
Depois, foram apresentados os dados relativos ao ano anterior, onde vimos que na Sala Mais foram feitos 4338 registos ao longo do ano letivo, e que a turma Mais foi o 7º1 e que o aluno que mais frequentou foi o Manuel Carneiro, agora do 7º! Relembramos que os alunos da Turma Mais ganham apoio monetário para uma visita de estudo!
Foi também altura de lançar os novos desafios para este ano: para o primeiro período, texto e desenhos sobre “Igualdade”; para o segundo período será o concurso “Quem quer ser Matemático Mais?”.
E AINDA… uma atividade dinâmica para juntar os alunos por grupos e dar-lhes a possibilidade de, por um lado avaliarem os clubes da Sala Mais, e por outro sugerirem atividades para esses mesmos clubes, e ainda inscreverem-se nos seus preferidos!
Assim, aqui ficam algumas opiniões!
“O Clube de Colaboradores é um bom Clube para a ajudar a escola
“ A Sala mais é um local onde se estuda muito e é confortável
“Clube Eco-escolas tem boa organização e boas atividades
“A Sala Mais é um bom espaço para estudar
“O Clube de Teatro poderia fazer mais peças e um espetáculo na Casa das Artes”.
“No Clube de Robótica podiam construir um drone ou um robô inter-turmas”.
“Na Sala Mais, aprendemos coisas novas, estudamos e melhoramos os nossos conhecimentos
“No Clube de Robótica, podiam fazer corridas de carros com controlo remoto”.
“No Clube Jornal mais, podia fazer-se: entrevistas a youtubers de Portugal, noticias sobre visitas de estudo, entrevistas a famosos, …”
“No Clube de Dança podiam fazer: flash mob, battle´s, mais apresentações, competições de dança, shows…””
“A Sala Mais é boa para estudar para os testes, para tirar dúvidas, e para quem não tem possibilidades de estudo em casa”.
Apareçam sempre na Sala Mais!

Diana Silva
Educadora Social.

Reuniões com pais adiadas! 

REUNIÕES COM PAIS DOS ALUNOS DO 1º CICLO (COM EXCEÇÃO DAS TURMAS 3GOND1 E 12OUT); 
DIA 17 DE JULHO (TERÇA-FEIRA); 18:30h; NA RESPETIVA ESCOLA

Na sequência da greve de docentes às reuniões de avaliação está suspensa a calendarização das reuniões com os encarregados de educação antes prevista e anunciada através dos alunos. Novas datas serão anunciadas assim que possível nesta página.

A afixação das pautas de avaliação decorrerá conforme forem sendo realizadas as reuniões e homologados os resultados e será anunciada nesta página.

GALA DE FINALISTAS! 


Conhece aqui o programa e faz a tua inscrição nos serviços administrativos.
(para alunos, pessoal docente e não docente e pais)

Login

Online 

Temos 104 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top