Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O grupo disciplinar de Educação Física, em articulação com a professora de Ciências Naturais do 2º Ciclo, desenvolveram nas suas aulas atividades com os alunos por forma a sensibiliza-los para a importância da prática regular de atividades físicas e da adoção de hábitos alimentares saudáveis na promoção da saúde.

 

Estas atividades fazem não só parte de conteúdos programáticos destas disciplinas como também estão inseridos num projeto mais amplo que é desenvolvido pela escola ao nível da Educação para a Saúde.
Relativamente à disciplina de Educação Física, no início do ano letivo é desenvolvido um estudo no âmbito dos testes Fitnessgram que determina o Índice de Massa Corporal da população escolar dos 2º e 3ºciclos, através da medição do peso e da altura dos alunos, tendo em conta a sua idade e sexo e os gráficos da Organização Mundial de Saúde.
Relativamente à disciplina de Ciências Naturais foram elaborados e expostos trabalhos representativos de uma alimentação adequada e saudável das várias refeições que os alunos devem fazer ao longo do dia.
No que respeita à disciplina de Educação Física e aos resultados obtidos no estudo do IMC, verifica-se que no 2º ciclo comparativamente com o ano letivo anterior, os resultados obtidos revelam um aumento assustador na percentagem de alunos com baixo peso para a sua idade/sexo, sendo este resultado verificado principalmente ao nível dos 5º anos, sendo que, menos de metade dos alunos de 5º ano apresenta Peso Normal para a sua idade/sexo.Os resultados do 6º ano comparativamente com o ano letivo transato também refletem um aumento em mais do dobro no número de alunos com Baixo Peso e com Excesso de Peso para a sua idade/sexo. No 3º ciclo, comparativamente com o ano letivo anterior, verifica-se um aumento também em mais do dobro de alunos com Baixo Peso, observando-se que ao longo dos anos de escolaridade do 7º ao 9º ano o excesso de peso se vai mantendo dentro dos mesmos valores, havendo um aumento progressivo de alunos com Baixo Peso. Observa-se também que no 3º ciclo nos rapazes predomina o Baixo Peso, enquanto nas raparigas predomina o Excesso de Peso e que menos de metade dos alunos de 9º ano apresenta Peso Normal para a sua idade/sexo.
Apesar do desenvolvimento de projetos de educação e de sensibilização para a prática de educação física e para a realização de uma alimentação saudável, muito ainda está por fazer para que os valores do IMC se mantenham em níveis saudáveis.
Os professores consideram que dados os resultados obtidos, se deveria analisar e avaliar os motivos que estão na base dos resultados obtidos relativamente à quantidade de alunos com Baixo Peso e do Excesso de Peso provavelmente intervir junto dos alunos num maior controle dos almoços na cantina e dos seus lanches e intervir junto das famílias promovendo palestras e outras actividades com Nutricionistas ou outros profissionais de saúde que possam contribuir não só na mudança de hábitos alimentares como alertando para as implicações da alimentação no rendimento e no sucesso escolar dos alunos.

Gondifelos, 24 de Outubro de 2017

Os professores:
Cristina Nicolau
Deolinda Henriques
Alfredo Castro
Bianca Oliveira

Nossas histórias! 

conheça aqui propostas e trabalhos vencedores dos nossos alunos

Turma 14 Cav
Turma 23 Cav
Turma 3Gond
Turma 5º1
Turma 6º1
Turma 6º2

 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 27 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top