Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

simulatreme2017No âmbito dos deveres estabelecidos no processo de certificação do Plano de Emergência da Escola está prevista a realização de dois exercícios de evacuação e no dia 12 de outubro realizou-se o primeiro deste ano letivo.

Com a parceria dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, foi desenhada e implementada uma situação simulada de emergência que desencadeou todo o processo e que começou com o acionamento da botoneira de alarme.

Na verdade, com a colaboração do pessoal dos serviços administrativos, foi instalada uma máquina de produção de fumo, não nocivo, no interior da secretaria e, perante esta situação simulada, a Chefe de Serviços teve que dar o alarme. A Direção de pronto acorreu ao local e confirmando o perigo eminente simulado, fez soar a campainha por três vezes consecutivas.

Estava dado o Sinal de Evacuação de Emergência e a partir dali o comportamento e atitude dos diferentes elementos da comunidade escolar começou a ser monitorizado. Um grupo de alunos previamente selecionado ia verificando e anotando a forma como as turmas saiam das salas, os percursos que seguiam até ao ponto de encontro, a forma como os assistentes operacionais os encaminhavam e verificavam se alguém ficava para trás, o cuidado dos professores em conferir se faltava algum aluno e o tempo gasto na evacuação de cada setor da escola.
Com todos já concentrados no campo de jogos descoberto, o ponto de encontro previsto no plano de evacuação, o Diretor começou por dar os parabéns pela rapidez (pouco mais de três minutos) com que foi feita a evacuação e passou a fazer a chamada, detetando a falta de dois alunos e de uma assistente técnica. Explicou o enquadramento do exercício, chamando também a atenção para o facto de, no dia seguinte, se celebrar o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes.
No meio desta explicação começaram a ouvir-se as sirenes do carro de bombeiros e da ambulância, dirigindo-se para o melhor local de ataque ao incêndio que se simulava nos serviços administrativos, e, de modo a que a comunidade pudesse acompanhar o trabalho dos bombeiros, todos foram convidados a deslocarem-se para a escadaria da entrada principal.
Ali chegados, já os bombeiros, em articulação com o responsável pela segurança, evacuavam os dois alunos e a assistente técnica que haviam ficado retidos no interior das instalações, simulando problemas respiratórios decorrentes da inalação de fumo e iniciavam as manobras para apagar o incêndio.
O exercício demonstrou a boa organização da escola para reação a situações de perigo, como referiu o representante da Proteção Civil da Câmara Municipal, depois do Subcomandante dos Bombeiros ter explicado sumariamente os procedimentos executados pelos seus operacionais, que mereceram uma grande salva de palmas de todos os elementos da comunidade escolar e os agradecimentos da Direção pela colaboração nesta atividade.
Também no dia seguinte o Agrupamento realizou mais um exercício de segurança, desta feita associando-se ao desafio da Autoridade Nacional de Proteção Civil, e cada pessoa, no local da escola em que se encontrava, quer na escola sede quer nos outros estabelecimentos de ensino, pelas 10:13h, ao som de um toque prolongado de campainha, simularam as atitudes a ter perante um tremor de terra, nomeadamente “Baixar – Proteger – Aguardar”, de acordo com as orientações do Exercício Público Nacional de Preparação para o Risco Sísmico - A TERRA TREME – 2017, enquadrado na já referida celebração do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas.

Nossas histórias! 

conheça aqui propostas e trabalhos vencedores dos nossos alunos

Turma 14 Cav
Turma 23 Cav
Turma 3Gond
Turma 5º1
Turma 6º1
Turma 6º2

 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 25 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top