Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Na sequência dos Roteiros Culturais realizados nos anos anteriores, iniciativas sempre muito bem acolhidas por todos os participantes, a Direção do Agrupamento de Escolas de Gondifelos preparou o “VII Roteiro Cultural”, com o objetivo de proporcionar aos docentes a oportunidade de visitar alguns locais que possam servir de inspiração à preparação de programas de visitas de estudo.

Tal como nos anos anteriores, a iniciativa foi aberta também a todo o pessoal não docente do Agrupamento, no sentido de fomentar o espírito de Equipa e o convívio entre todos aqueles que colaboram mais diretamente na construção do Projeto Educativo, sem detrimento de outros importantes parceiros. A este propósito, fica aqui também o agradecimento da Direção à Câmara Municipal de Famalicão, que proporcionou o transporte para esta atividade.
Assim foi com muito boa disposição que os 54 participantes passaram o dia 12 de setembro à descoberta dos valores culturais da cidade de Viana do Castelo, começando pela margem sul do rio Lima, com uma pequena caminhada nas dunas da praia do Cabedelo e tomando o café junto à foz. Seguiu-se a subida ao monte de Sta. Luzia, onde a chuva miudinha trouxe um ambiente enevoado que não ficou mal no retorno que o grupo fez aos tempos da idade do ferro, com a visita à Citânia de Sta. Luzia. O sol começou a abrir com a visita ao santuário de Sta. Luzia e não mais deixou o grupo que, durante a tarde e depois de um reconfortável almoço em restaurante tradicional, mesmo junto à ponte Eiffel, fez um tour pedestre pela cidade, sempre orientados por um magnífico guia da “Vive’Experiência”. Desde a marina, ao centro histórico quinhentista, passando pelos edifícios de arquitetura moderna da marginal, assinada por três dos mais conceituados arquitetos de Portugal, vislumbrando o navio hospital Gil Eanes e o estaleiro de Viana, passando por fontes, praças, jardins, igrejas, palacetes, conhecidos pontos de comércio tradicional e terminando no Museu do Traje, não faltaram pontos de interesse que foram detalhadamente apresentados e histórica e socialmente enquadrados, para além da oportunidade de ver a Rita Pereira e a Kelly Bailey em plenas gravações do genérico da nova novela da TV.
Cansados mas satisfeitos, com um dia de muitas aprendizagens, o grupo retornou a Gondifelos, não sem antes acrescentar à bagagem as famosas “bolas de berlim” locais, dando um toque doce para terminar o dia.

Scroll to top