Agrupamento de Escolas de Gondifelos

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Decorreu entre 4 e 9 de setembro a formação internacional de professores e educadores de jovens subordinada ao tema “Educação para os direitos humanos com enfoque na igualdade de género em contexto escolar” na cidade de Brasov, Roménia,  que lança o 2º ano de atividades do “School of Active Citizens”.

 

Recorda-se que o projeto “School of Active Citizens” resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a associação juvenil YUPI e envolve um conjunto de 8 parceiros internacionais da Polónia, Roménia e Eslováquia e co-financiado pelo Programa Erasmus + Educação e Formação.
Neste encontro de retoma dos trabalhos, a temática da “Educação para os direitos humanos e igualdade de género” foi explorada numa abordagem de educação não formal garantindo ao grupo um maior conhecimento de conceitos essenciais neste domínio e de modo a permitir uma reflexão conjunta de práticas e atitudes para uma abordagem coerente em contexto escolar e a partilha de ideias, experiências e inspirações para a construção de um plano de atividades locais que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo entre cada organização não governamental  parceira e escola participantes no projeto.
A representação portuguesa no encontro contou com o envolvimento dos professores Rosa Dias e António Paulo Gonçalves (AEGondifelos) e educadora Mariana Marques (YUPI), que trabalharam com 10 outros professores e educadores da Eslováquia, Polónia e Roménia.

Como balanço destes 5 dias intensivos de formação, o grupo manifestou-se muito satisfeito com os conhecimentos, abordagens e temáticas explorados e motivado e comprometido para ser multiplicador e motor de uma transformação local no que toca à educação para os direitos humanos.
A formação foi enriquecida pela parceria estabelecida com a Rede Inducar e presença da formadora Susana Constante Pereira que dinamizou os trabalhos e permitiu uma apropriação ao tema e uma maior capacitação dos profissionais envolvidos.
O projeto “School of Active Citizens” pretende contribuir para uma complementaridade entre setores de educação (formal e não formal) para uma formação integral dos alunos e numa lógica de escola inclusiva, participada e democrática em comunidade aprendente.

Reuniões com pais adiadas! 

 Na sequência da greve de docentes às reuniões de avaliação está suspensa a calendarização das reuniões com os encarregados de educação antes prevista e anunciada através dos alunos. Novas datas serão anunciadas assim que possível nesta página.

A afixação das pautas de avaliação decorrerá conforme forem sendo realizadas as reuniões e homologados os resultados e será anunciada nesta página.

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