Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

SAC Romenia Jul2017Um grupo de seis alunos e uma professora do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, juntamente com uma animadora social da YUPI, participaram de 28 de junho a 4 de julho num intercâmbio internacional que teve lugar na Roménia.

School of Active Citizens é o nome do projeto internacional que deu a oportunidade a escolas e associações de se conhecerem e de trocarem experiências, cultura, projetos e muito mais. A YUPI, uma ONG Famalicense, e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos, abraçaram este projeto com toda a garra e fizeram parceria com escolas e associações da Roménia, Polónia e Eslováquia. Ao longo deste ano letivo foram várias as inciativas feitas dentro e fora de portas que mostraram que este Agrupamento é realmente uma escola de cidadãos ativos e interventivos com poder de opinião, decisão e execução.
Terminado o ano letivo, e depois de muito trabalho desenvolvido na área da Educação para a Democracia, chegou a tão aguardada recompensa e reconhecimento do envolvimento dos alunos em todas as atividades e dinâmicas do Agrupamemto. De um clube escolar denominado Coolaboradores, que há uns anos vem sendo chave fundamental na organização, preparação e realização de atividades na escola, tornando-se já imagem de marca do Agrupamento, foram selecionados seis alunos que seguiram viagem rumo à Roménia, de forma totamente gratuita, com viagens, estadia e alimentação incluídas. A Ana Silva, o Diogo Carneiro, a Joana Oliveira, o João Macedo, a Mariana Oliveira, a Vanessa Moreira, a professora Patrícia Miranda e a animadora social Mayra Teixeira foram os pioneiros nesta aventura que será replicada nos próximos anos com novos grupos que darão continuidade a este projeto.
A contagem dos dias há muito que se tinha iniciado e cheios de energia e muita ansiedade lá partiram num voo às seis da manhã, sem ponta de sono, fazendo escala em Roma para ao fim da tarde seguirem para Bucareste. A paragem em Roma ainda deu para visitar um pouquinho a cidade e comer a típica pizza italiana! Chegados a Bucareste, rumaram de autocarro em direção a Predeal, uma pequena estância de esqui pertencente ao munícipio de Brasov. Foi aqui que encontraram os restantes parceiros, também oito de cada país, e durante cinco dias se fizeram atividades de integração com jogos de motivação e partilha de práticas e costumes de cada país. Rapidamente se quebraram as barreiras linguísticas e cada um, dando o seu melhor, conseguiu de uma forma ou de outra expressar opiniões e acrescentar contributos ao tema central, e democracy foi a palavra que mais se ouviu e pronunciou por esses dias.
Na visita à capital do país, descobriram uma cidade majestosa, com prédios imponentes e ricos, sendo o Parlamento o mais magnificente de todos. Aqui tiveram oportunidade de simular a proposta e votação de duas leis, seguindo o protocolo usado no país, como se de verdadeiros deputados se tratassem. Seguiu-se uma visita guiada ao edifício e um almoço no restaurante do Parlamento. À tarde foi a vez de conhecer uma ONG romena, a Funky Citizens, que tenta fazer a ponte entre o governo e os cidadãos, clarificando leis, tomadas de decisão e o trabalho do governo. Outra cidade visitada foi Brasov, a mais bela do país, segundo opinião nacional, rica em arte, cultura e história onde foram recebidos na Câmara Municipal com pompa e circunstância e onde puderam também debater em sala oval com o vice presidente da câmara como faziam para dar voz e ouvir a opinião dos jovens nas tomadas de decisão do munícipio. Seguiu-se a visita ao Colegiul Tehcnic de Brasov, nosso parceiro neste intercâmbio, onde o almoço foi finalmente do agrado de todos sem exceção: pizza! Antes ainda de regressarem a Predeal, tiveram tempo de calcorrear a cidade em busca de uma conhecida obra de arte urbana que ainda em Portugal lhes foi mostrada como desafio a descobrir em Brasov. A chuva desse dia não ajudou, mas o desafio foi superado.
Todas as noites, quando era hora de refletir e avaliar a participação de cada um, o cansaço era visível, mas a alegria e satisfação de ali estarem e fazerem parte daquele grupo aumentava de dia para dia. As amizades cresciam, a cumplicidade aumentava e no dia da despedida ficaram muitas lágrimas derramadas, muitos contactos adicionados e redes sociais a transbordar de novos pedidos de amizade. O dia de regresso a casa foi pautado pela alegria de voltar para junto dos seus e pela tristeza de terem de abandonar aquela que tinha sido para muitos “a melhor experiência que alguma vez tiveram”. Na bagagem trouxeram algumas lembranças para oferecerem a pais e amigos, mas a maior bagagem que trouxeram para Portugal não tem preço nem é mesurável... o que estes dias e esta viagem lhes proporcionou nenhuma escola nem nenhuma família consegue oferecer. Chegaram todos cá muito mais ricos, mesmo que na certeira já só restassem alguns lei...

Participa na reflexão! 

Dia 15 de Janeiro foi instituído pelo Ministério da Educação como o dia do Perfil do Aluno.

Sabes o que é esperado de ti no final da escolaridade obrigatória?

Alerta de muito frio! 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 15 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top