Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um grupo de 15 alunos de 7º e 8º ano do Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi selecionado para integrar um programa de capacitação de monitores de atividades de tempos livres e campos de férias e poder assim realizar o seu potencial de liderança em grupos de crianças e jovens das freguesias no período de pausa letiva de verão.

Entre os dias 19 e 21 de junho os alunos, acompanhados pela professora Rosa Dias, deslocaram-se a Viana do Castelo (Cabedelo) e instalaram-se no Clube de Surf de Viana, que muito bem os acolheu e participaram numa formação de monitores de campos de férias, fruto de mais uma parceria entre o AEG e a associação juvenil YUPI. Durante os três dias de formação, as animadoras Mariana Marques e Mayra desenvolveram com o grupo atividades dotando-os de atitudes mais responsáveis e ativos para a tomada de decisão e dinamização de grupos.

Através de metodologias de educação não formal e partindo dos conhecimentos e experiências dos jovens, foi possível trabalhar as competências necessárias ao papel de monitor/a de grupos de crianças e jovens e apoiar ao desenvolvimento pessoal e social em contexto de grupo (confiança, relação interpessoal, comunicação, gestão de conflitos). Para além do objetivo de envolver os jovens como monitores, o empoderamento dos jovens é a principal missão deste tipo de atividades.
Os alunos manifestaram-se empenhados, concentrados e entusiasmados na realização das várias atividades estipuladas: cuidar do amigo ovo vinte e quatro horas sobre vinte e quatro, preparar a mesa e lavar a louça das refeições, tratar do lixo, fazer a reportagem dos jogos e dinâmicas realizados, nomeadamente de quebra-gelo, coesão de grupo, conhecimento interpessoal, cooperação, energizing, competição, descoberta do meio e desportivas, que incluíram uma aula de batismo de surf, muito do agrado de todos os participantes.
Ao fim de cada dia de formação, os alunos, em pequeno grupo, refletiam sobre as aprendizagens realizadas e cada um anotava-as no seu “diário de bordo”. A formação terminou nas instalações da Escola de Gondifelos com uma sessão sobre primeiros socorros, dinamizada por uma enfermeira convidada.
Os alunos manifestaram agrado pelas novas competências e aprendizagens desenvolvidas, agradeceram esta oportunidade e mostraram-se disponíveis para abraçar novos desafios. Reconheceram ainda que um bom monitor se inscreve na missão do Agrupamento: Ser, Saber, Fazer.
No âmbito do projeto internacional “School of Active Citizens” e “Realizar o Potencial Jovem”, apoiados pela Agência Nacional Erasmus + Educação e Juventude em Ação, estes jovens famalicenses compõe a nova bolsa de jovens animadores de Gondifelos e serão integrados em apoio a campos de férias na comunidade Gondifelos/Outiz/Cavalões, assim como assumirão papéis ativos de liderança e coesão dos clubes (como os CooLaboradores da Sala +) já no início do próximo ano letivo.
Com esta iniciativa, foi dado mais um passo na formação integral dos alunos, numa escola participada, numa organização aprendente, onde cada participante saiu com uma cor bronzeada e um brilho no olhar.

Scroll to top