Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No dia 5 de junho, celebrou-se no Agrupamento de Escolas de Gondifelos, o Dia Mundial do Ambiente. Para assinalar esta data importante foram realizadas diversas atividades que tiveram lugar em vários espaços da escola.

Os alunos das turmas 4G e 51 envolveram-se na representação 3D de um poema em inglês alusivo ao ambiente, numa articulação entre as disciplinas de Inglês (4º ano) e Educação Visual (5º ano). O poema foi escrito em lousas de ardósia, tendo as mesmas sido ilustradas recorrendo a materiais presentes na natureza. As lousas encontram-se em exposição no corredor principal da escola, podendo em breve ser vistas na Casa do Território, no Parque da Devesa. A turma do 4G brindou os presentes com uma declamação expressiva deste poema, iniciando assim as comorações deste dia.
A turma 81 também se envolveu na celebração do Dia do Ambiente. Os alunos Diogo Ferreira e Cláudio Piló cantaram um RAPrelativo à problemática do “Aquecimento Global”, enquanto os restantes elementos da turma participaram na atividade através da elaboração de cartazes com a letra da música. Foi ainda efetuada pelos alunos da turma a adaptação da letra da canção, visto que a letra original era um pouco diferente. Efetuando um balanço da sua participação, a turma 81 referiu que esta atividade foi bastante motivadora pois “conseguiu alertar para o problema do aquecimento global, de uma forma lúdica e diferente”. Os alunos que cantaram o RAP adoraram a iniciativa, manifestando vontade em “repetir este tipo de atuações” com outras músicas e temas

A celebração do Dia Mundial do Ambiente prosseguiu, no átrio da escola, com o visionamento de 6 vídeos sobre o ambiente. Os primeiros quatro vídeos, da autoria da turma 83, tiveram como tema de base o “Desperdício Alimentar”. Estes vídeos participaram no projeto “Eathink”. Um deles (“Era uma vez uma Maçã”) ficou em 3º lugar a nível nacional no concurso promovido pelo Jornal de Notícias. Os restantes dois vídeos foram elaborados pela turma 91, no âmbito da disciplina de Francês. Estes vídeos abordaram as temáticas “Poluição visual” e “Poluição Marítima”.
no exterior da escola, desenrolou-se uma atividade com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para as vantagens da agricultura biológica. Os alunos da turma 83 dinamizaram esta atividade com a realização de jogos e demonstrações, promovendo ainda a degustação de vários alimentos.
Tiveram o apoio da Chuchu Bio, que enviou à escola alguns produtos biológicos, permitindo assim uma comparação (de sabor, textura, aspeto) com os produtos não biológicos trazidos pelos alunos da turma 83.
A atividade obteve os efeitos desejados, com grande envolvimento dos alunos da turma 83 e adesão da comunidade escolar.
Por fim, os alunos e restante comunidade escolar deslocaram-se para o espaço da horta escolar onde se procedeu à sua inauguração. Todos puderem apreciar a forma criativa como os alunos do 72, orientados pelo professor Abílio Castelo Branco, rentabilizou o espaço tornando-o funcional, agradável e apelativo. Este trabalho, iniciado no presente ano letivo, terá continuidade no próximo ano, pretendendo-se uma cada vez maior adesão da comunidade. Salienta-se ainda que o trabalho de cultivo e monitorização do espaço está a ser efetuado por alunos do 61 e 62 (integrados no Clube Eco-Escolas) com apoio da Associação YUPI.
Com esta horta, onde todos os produtos são biológicos, a escola está a tornar-se um local cada vez mais verde e sustentável.
O trabalho desenvolvido e apresentado neste dia congregou os esforços de diferentes estruturas da escola, numa articulação ao longo do ano, concretizada pelo grupo de trabalho do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno.

Reuniões com pais adiadas! 

 Na sequência da greve de docentes às reuniões de avaliação está suspensa a calendarização das reuniões com os encarregados de educação antes prevista e anunciada através dos alunos. Novas datas serão anunciadas assim que possível nesta página.

A afixação das pautas de avaliação decorrerá conforme forem sendo realizadas as reuniões e homologados os resultados e será anunciada nesta página.

Login

Online 

Temos 49 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top