Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

comunhaopascal 2017No passado dia 4 de abril de 2017, tradição já enraizada na culminação da semana “Voar mais alto”, realizou-se novamente a Comunhão Pascal da Escola EBI de Gondifelos, dinamizada pela disciplina de EMRC.

Tal como habitualmente, a Comunhão Pascal reuniu a nossa comunidade escolar para assinalar a época festiva que se aproxima, a Páscoa, a Ressurreição de Jesus, desenvolvendo valores, não só religiosos, mas também, cooperativos, de amizade e confraternização.

Esta celebração iniciou-se nas instalações escolares, de onde saiu a comunidade escolar, em procissão. Ao passar pela entrada da escola o grupo de educação especial juntou-se a esta atividade realizando uma largada de pombos, apelando para os valores inerentes à sua simbologia. A pomba representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos e simboliza a paz entre os Homens, ideais que se pretendem enaltecer nesta quadra festiva. Foi um momento partilhado por todos com alegria.

A procissão até à igreja Paroquial de Gondifelos foi acompanhada de cânticos e pisando um lindíssimo tapete de flores elaborado pelo pessoal não docente, com o apoio da comunidade envolvente.

A Celebração foi presidida pelo Padre Vítor Agostinho, pároco de Gondifelos e Cavalões.
Na Celebração solenizada, que foi abrilhantada por um coro formado por alunos ensaiados pela professora de Música, Goretti Martins e com a colaboração da professora Rosa Dias, participaram estudantes, professores e assistentes operacionais e administrativo e alguns encarregados de educação.

No ofertório participaram ativamente vários alunos de diversos anos do agrupamento, com alegria e sentido de responsabilidade por terem sido escolhidos para tal tarefa.
O pároco, na sua homilia, salientou a importância de uma vida assumida por valores de inspiração cristã, como forma de construirmos uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
No final, os participantes regressaram às instalações escolares onde decorreu um almoço partilhado entre turmas, havendo uma mesa por turma e entre professores e funcionários. Teve também lugar o concurso em que cada turma do Agrupamento participava com uma tela pintada tendo como base o tema da Páscoa. Depois de analisadas todas as telas, pelo júri, o concurso foi ganho pela turma do 3º ano da escola de Gondifelos.
A adesão à atividade por parte da comunidade escolar foi grande e os alunos que optaram por não participar na celebração, ficaram na biblioteca da escola com atividades dinamizadas por professores.
Em seguida, a tarde foi ocupada com atividades promovidas pelo Clube do Aluno/ Associação de Estudantes.
Esta atividade contou com a colaboração da Direção, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, do Departamento do 1º ciclo, da Prof. Goretti Martins, da Prof. Rosa Dias e também, de outras pessoas que quiseram dar o seu contributo.
Um grande agradecimento a todos os que participaram e tornaram possível esta semana tão profícua, bem como a atividade que finalizou a mesma. Todas as atividades contribuíram sem dúvida para que os alunos queiram ir mais alto, mais longe, contando com a companhia, com a ajuda dos seus professores e pares, tendo em conta que a partilha e a entreajuda auxiliam e incentivam nesse voar que é a vida.
Prof. José Ribeiro

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 99 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top