Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Reconhecendo a mais valia do trabalho em desenvolvimento no âmbito das “Competências Digitais”, o Ministério da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, apoia projeto do AEG no âmbito do Concurso de Clubes de Robótica e Programação.


As crianças estão cada vez mais familiarizadas no ambiente tecnológico, utilizando regularmente os telemóveis, tablets ou computadores. É muito importante incutir-lhes, desde cedo, a responsabilidade da utilização adequada, aproveitando estas novas ferramentas e dispositivos, proporcionando novos contextos de aprendizagem e novas formas de comunicar e adquirir informação.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, consciente da necessidade de alargar a utilização das novas tecnologias em ambiente educativo, aderiu a um desafio piloto proposto pelo departamento de Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, integrando nos terceiros e quartos anos do Primeiro Ciclo conteúdos de programação, através de Oferta Complementar e apoiando a criação de um “Clube de Robótica e Programação”, que está a funcionar com alunos dos segundo e terceiro ciclos.
Pretende-se que esta área de conhecimento possa contribuir para o desenvolvimento de competências específicas na utilização de aplicações informáticas e desenvolvimento de competências básicas de eletrónica e programação, mas também como ferramenta de aprendizagem para explorar o pensamento abstrato dos alunos, estimular a sua criatividade e desenvolver competências de recolha, tratamento e sistematização de informação e ainda de comunicação oral e escrita, para além de procurar desafiar à promoção do trabalho em equipa e ao empreendedorismo.
Para o efeito procura-se a implementação de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores, com trabalho interdisciplinar, cruzando-se a iniciativa com outros projetos como a "Paltaforma + Cidadania", num contexto concelhio e a "Ícaro TV", no contexto específico do nosso Agrupamento.
Após um período de formação aos professores envolvidos, as atividades estão a decorrer com muito interesse e entusiasmo dos alunos, demonstrando enorme curiosidade e empenho na resolução dos desafios propostos, prevendo-se que até ao final do ano letivo, os alunos sejam capazes de construir e programar o seu próprio robot e possam mostrá-lo à comunidade educativa.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 66 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top