Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Reconhecendo a mais valia do trabalho em desenvolvimento no âmbito das “Competências Digitais”, o Ministério da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, apoia projeto do AEG no âmbito do Concurso de Clubes de Robótica e Programação.


As crianças estão cada vez mais familiarizadas no ambiente tecnológico, utilizando regularmente os telemóveis, tablets ou computadores. É muito importante incutir-lhes, desde cedo, a responsabilidade da utilização adequada, aproveitando estas novas ferramentas e dispositivos, proporcionando novos contextos de aprendizagem e novas formas de comunicar e adquirir informação.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, consciente da necessidade de alargar a utilização das novas tecnologias em ambiente educativo, aderiu a um desafio piloto proposto pelo departamento de Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, integrando nos terceiros e quartos anos do Primeiro Ciclo conteúdos de programação, através de Oferta Complementar e apoiando a criação de um “Clube de Robótica e Programação”, que está a funcionar com alunos dos segundo e terceiro ciclos.
Pretende-se que esta área de conhecimento possa contribuir para o desenvolvimento de competências específicas na utilização de aplicações informáticas e desenvolvimento de competências básicas de eletrónica e programação, mas também como ferramenta de aprendizagem para explorar o pensamento abstrato dos alunos, estimular a sua criatividade e desenvolver competências de recolha, tratamento e sistematização de informação e ainda de comunicação oral e escrita, para além de procurar desafiar à promoção do trabalho em equipa e ao empreendedorismo.
Para o efeito procura-se a implementação de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores, com trabalho interdisciplinar, cruzando-se a iniciativa com outros projetos como a "Paltaforma + Cidadania", num contexto concelhio e a "Ícaro TV", no contexto específico do nosso Agrupamento.
Após um período de formação aos professores envolvidos, as atividades estão a decorrer com muito interesse e entusiasmo dos alunos, demonstrando enorme curiosidade e empenho na resolução dos desafios propostos, prevendo-se que até ao final do ano letivo, os alunos sejam capazes de construir e programar o seu próprio robot e possam mostrá-lo à comunidade educativa.

Participa na reflexão! 

Dia 15 de Janeiro foi instituído pelo Ministério da Educação como o dia do Perfil do Aluno.

Sabes o que é esperado de ti no final da escolaridade obrigatória?

Alerta de muito frio! 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 16 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top