Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química e História articularam os conteúdos do 7º ano numa visita de estudo à central hidroelétrica do Alto Rabagão e ao concelho de Montalegre, para estudar a geografia física do concelho e a produção de energia elétrica. Como brinde tiveram ainda a oportunidade de estar perante a queda de neve.


No dia 3 de março, de manhã bem cedinho, os alunos do 7º ano, acompanhados pelos professores Alexandre Fonseca, António Paulo Gonçalves, Ermelinda Ribeiro e Maria Reis, partiram de Gondifelos em direção ao concelho de Montalegre.
Quando o autocarro, que transportava alunos e professores, transpôs o limite geográfico que separa o distrito de Braga do distrito de Vila Real todos foram surpreendidos pela neve suave que lentamente atingia os vidros do autocarro.

A primeira visita foi à central Hidroelétrica do Alto Rabagão, concluída em 1964 e alimentada pelo rio Rabagão, onde os técnicos explicaram claramente a função da instituição, a saber: produção de energia elétrica, através da utilização da energia da água (o desnível e movimento da água é aproveitado para gerar energia mecânica que é depois transformada em energia elétrica). Numa clara sensibilização para a importância da produção energética através de recursos renováveis, os técnicos informaram que as condições meteorológicas deste ultimo ano condicionaram a quantidade de água que se encontra na albufeira da barragem, a 53% da quota máxima, o que implica que a utilização dos recursos seja efetuada com maior eficiência.

O grupo de alunos e professores, divididos em três grupos, visitou as instalações conhecendo todas as etapas da produção de energia no interior de uma central hidroelétrica. Os alunos acompanhados pelos guias desceram 130 m, de elevador, até à sala das turbinas aí tiraram apontamentos, colocaram questões, fotografaram e observaram os engenhos mecânicos implicados na produção de energia elétrica.
Posteriormente, foi efetuada uma deslocação à Albufeira da Barragem onde foi possível verificar a quantidade de água existente na albufeira e um conjunto de painéis solares flutuantes. Uma aposta pioneira da empresa no aproveitamento das fontes de energia existentes no município. Sublinhe-se que a energia solar é uma forma de gerar energia elétrica através da conversão da radiação solar. Mais uma vez, os alunos mostraram-se atentos, interessados e motivados para aprender e conhecer.
Após um almoço saboroso na Escola Secundária Bento da Cruz - Montalegre, os alunos rumaram ao centro de Montalegre, para uma visita cultural ao castelo de Montalegre, orientada pelo professor António Paulo Gonçalves. Durante a visita os alunos fizeram-se acompanhar de uma brochura sobre a vida no castelo, durante a idade média e as caraterísticas próprias do castelo de Montalegre.
Durante a tarde a neve caia em pequenos flocos, o que não impossibilitou a visita de estudo, mas tornou-a inesquecível.
Salientamos a boa organização e a boa articulação desta visita e sobretudo o bom comportamento dos alunos que foi elogiado pelos técnicos da EDP e pelos funcionários da Escola Secundária Bento da Cruz - Montalegre que nos receberam.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 68 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top