Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os professores de Ciências Naturais, Físico-Química e História articularam os conteúdos do 8º ano e organizaram uma visita de estudo a Braga. Essa visita permitiu uma melhor assimilação e compreensão da temática da “Gestão e Tratamento da Água” e incidiu ainda sobre o momento e local histórico “Braga Barroca”

Nas aulas que precederam a visita, efetuaram-se pesquisas e constituíram-se grupos de trabalho. No dia 23 de fevereiro, de manhã bem cedinho, os alunos do 8º ano, acompanhados pelos professores Ana Raquel Soares, António Paulo Gonçalves, Ermelinda Ribeiro e Rosa Dias, partiram de Gondifelos em direção a Braga.
A primeira visita foi à ETAR da Agere, onde a engenheira Raquel explicou claramente as três áreas de intervenção desta instituição, a saber: recolha e tratamento de águas residuais, recolha dos resíduos sólidos e tratamento da água potável de Braga. Numa clara sensibilização para a importância da água, a engenheira informou que que em média cada pessoa gasta 150 litros de água por dia. Informou ainda que o Ser Humano está constantemente a poluir a água com resíduos sólidos, ora deitando cabelos na sanita, ora depositano restos de comida na pia da loiça. O grupo de alunos e profesores, acompanhados pela guia, visitou as instalações conhecendo todas as etapas do tratamento da água, desde a recolecção das águas residuais até sua devolução à natureza.
Os alunos tiraram apontamentos, colocaram questões, fotografaram e observaram o funcionamento dos engenhos mecânicos e biológicos implicados no tratamento das águas residuais.
Posteriormente, foi efetuada uma deslocação à ETA – Estação de Tratamento da Água. Os guias mostraram os processos envolvidos no tratamento da água, desde a sua captação, no Rio Cávado, até ao seu envio para os centros de distribuição e para as nossas torneiras. Mais uma vez, os alunos mostraram-se atentos, interessados e motivados para aprender e conhecer.
Após um almoço na Nova Arcada e algumas compras, os alunos rumaram ao centro de Braga para uma visita cultural a dez edifícios emblemáticos do estilo Barroco e suas características únicos em Portugal e até no mundo, começando pela entrada no Arco da Porta Nova, jardins do Museu dos Biscainhos, as igrejas do Pópulo, da Misericórdia, dos Congregados e da Santa Cruz, a Praça Municipal, Largo do Paço e o Palácio do Raio.
Mais uma vez, os alunos tomaram notas, fizeram registos fotográficos e questionaram a guia com dúvidas e curiosidades.
Salientamos a boa organização e a boa articulação desta visita e sobretudo o bom comportamento dos alunos que foi elogiado pelos guias que nos receberam.

Reuniões com pais adiadas! 

REUNIÕES COM PAIS DOS ALUNOS DO 1º CICLO (COM EXCEÇÃO DAS TURMAS 3GOND1 E 12OUT); 
DIA 17 DE JULHO (TERÇA-FEIRA); 18:30h; NA RESPETIVA ESCOLA

Na sequência da greve de docentes às reuniões de avaliação está suspensa a calendarização das reuniões com os encarregados de educação antes prevista e anunciada através dos alunos. Novas datas serão anunciadas assim que possível nesta página.

A afixação das pautas de avaliação decorrerá conforme forem sendo realizadas as reuniões e homologados os resultados e será anunciada nesta página.

GALA DE FINALISTAS! 


Conhece aqui o programa e faz a tua inscrição nos serviços administrativos.
(para alunos, pessoal docente e não docente e pais)

Login

Online 

Temos 158 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top