Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os professores de Ciências Naturais, Físico-Química e História articularam os conteúdos do 8º ano e organizaram uma visita de estudo a Braga. Essa visita permitiu uma melhor assimilação e compreensão da temática da “Gestão e Tratamento da Água” e incidiu ainda sobre o momento e local histórico “Braga Barroca”

Nas aulas que precederam a visita, efetuaram-se pesquisas e constituíram-se grupos de trabalho. No dia 23 de fevereiro, de manhã bem cedinho, os alunos do 8º ano, acompanhados pelos professores Ana Raquel Soares, António Paulo Gonçalves, Ermelinda Ribeiro e Rosa Dias, partiram de Gondifelos em direção a Braga.
A primeira visita foi à ETAR da Agere, onde a engenheira Raquel explicou claramente as três áreas de intervenção desta instituição, a saber: recolha e tratamento de águas residuais, recolha dos resíduos sólidos e tratamento da água potável de Braga. Numa clara sensibilização para a importância da água, a engenheira informou que que em média cada pessoa gasta 150 litros de água por dia. Informou ainda que o Ser Humano está constantemente a poluir a água com resíduos sólidos, ora deitando cabelos na sanita, ora depositano restos de comida na pia da loiça. O grupo de alunos e profesores, acompanhados pela guia, visitou as instalações conhecendo todas as etapas do tratamento da água, desde a recolecção das águas residuais até sua devolução à natureza.
Os alunos tiraram apontamentos, colocaram questões, fotografaram e observaram o funcionamento dos engenhos mecânicos e biológicos implicados no tratamento das águas residuais.
Posteriormente, foi efetuada uma deslocação à ETA – Estação de Tratamento da Água. Os guias mostraram os processos envolvidos no tratamento da água, desde a sua captação, no Rio Cávado, até ao seu envio para os centros de distribuição e para as nossas torneiras. Mais uma vez, os alunos mostraram-se atentos, interessados e motivados para aprender e conhecer.
Após um almoço na Nova Arcada e algumas compras, os alunos rumaram ao centro de Braga para uma visita cultural a dez edifícios emblemáticos do estilo Barroco e suas características únicos em Portugal e até no mundo, começando pela entrada no Arco da Porta Nova, jardins do Museu dos Biscainhos, as igrejas do Pópulo, da Misericórdia, dos Congregados e da Santa Cruz, a Praça Municipal, Largo do Paço e o Palácio do Raio.
Mais uma vez, os alunos tomaram notas, fizeram registos fotográficos e questionaram a guia com dúvidas e curiosidades.
Salientamos a boa organização e a boa articulação desta visita e sobretudo o bom comportamento dos alunos que foi elogiado pelos guias que nos receberam.

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

Revista PAA 

revista2016 2017

Login

Online 

Temos 122 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top