Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

poupaiNo dia 26 de outubro, pelas 16:00h, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, realizou-se a apresentação do livro Poupai, o Guardião da Energia, o produto final do Concurso Poupa Energia Ganha o Teu Futuro.

 

Este foi um projeto de responsabilidade pedagógica e social promovido pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos em parceria com a Cooperativa Elétrica do Vale D’Este CRL (CEVE) e que tem como objetivos promover e incentivar o desenvolvimento de competências pessoais e artísticas nas áreas da Escrita, da Leitura, das Artes Visuais, das Artes Plásticas, da Ilustração e do Grafismo, bem como sensibilizar para a interiorização de comportamentos na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O desafio lançado em junho de 2015, pela CEVE, ao Agrupamento, no sentido de desenvolver um projeto tendo como base nas temáticas energia e desenvolvimento sustentável, num ano de especial importância para a Cooperativa Elétrica, pois celebrava o seu 85º aniversário, assim como para o Agrupamento que celebrava também o seu 15º aniversário ao mesmo tempo que a EBI de Gondifelos celebrava o 25º aniversário, vê agora o seu resultado traduzido na edição do livro “Poupai, o Guardião da Energia e outras histórias”, da autoria dos alunos do 1º e 2º ciclo, com prefácio e sinopse da professora Arminda Barroso e com o apoio do escritor Pedro Chagas Freitas, dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, em articulação com os professores titulares de turma.

A sessão encheu o auditório da Biblioteca Municipal e iniciou-se com uma encenação cheia de cor e movimento da música “We are the world”, de Michael Jackson e Lionel Richie, produzida pelos atuais alunos do 4º ano de escolaridade e que colocaram o enfoque na sensibilização para o cuidado com o ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Contou ainda com a apresentação emotiva de extratos do livro, feito por alunos do atual 5º ano, e com as intervenções do Diretor do Agrupamento, Dr. Jones Maciel, do Presidente da Administração da CEVE, Engº Luís Macedo e do Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha.
Reiterando os parabéns a todos os participantes, Jones Maciel recordou o trabalho coletivo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015-16, no sentido de cada turma, orientada pelos respetivos docentes, ir respondendo aos desafios das três etapas do concurso “Poupa Energia Ganha o teu Futuro”, que nortearam todo o trabalho até à produção do livro e que passaram pela definição do personagem principal e do seu grafismo, depois pela construção das histórias e do título do livro, para terminarem com a sua ilustração. Lembrou os vários prémios de usufruto cultural que foram sendo atribuídos no final de cada etapa aos respetivos vencedores e destacou que o principal prémio é efetivamente a edição do produto final e oferta do mesmo a todos os participantes e, portanto, co-autores do livro.
O Diretor agradeceu à CEVE o desafio lançado e o apoio concedido para criar as condições únicas para o desenvolvimento deste projeto, com o apoio de especialistas de reputado valor como o escritor Pedro Chagas Freitas e dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda e com a manutenção de níveis de motivação elevadíssimos, graças aos prémios em jogo. Agradeceu à Biblioteca Municipal e à Câmara Municipal a cedência do espaço bem como o apoio para participação de todos os alunos co-autores na sessão de apresentação deste livro, dando ao evento a amplitude que considera merecida e que leva os alunos a estabelecerem a relação direta entre o seu trabalho na escola com a dinâmica das bibliotecas.
O Engº. Luís Macedo congratulou-se com a forma como o Agrupamento quis e soube agarrar o deasafio que a CEVE lhes lançou, pois, ao ser um empresa cooperativa, pretendia que o seu 85º aniversário fosse assinalado em estreita articulação com os seus usufrutuários. Assim, manifestou o seu regozijo com o facto de a CEVE poder ficar associada à produção de um trabalho com a qualidade final do livro “Poupai, o Guardião da Energia” e, de forma particular, ao processo desenvolvido para o atingir e que permitiu a um número muito grande de alunos enriquecerem e aprofundarem o seu processo formativo. Fez ainda notar que este foi um dos muitos projetos concretizados de forma particular neste ano de aniversário, mas que a CEVE é uma empresa que procura estar atenta e, no âmbito da sua responsabilidade social, apoiar o desenvolvimento do meio em que se insere, incluindo este e outros agrupamentos de escolas e muitas e variadíssimas instituições.
O Dr. Leonel Rocha destacou o feito alcançado na parceria entre uma empresa e um agrupamento de escolas, do qual a Câmara Municipal, face à riqueza do processo e do trabalho final, quer dar testemunho, adquirindo e oferecendo a cada biblioteca escolar do concelho um conjunto de livros que possam ser lidos e explorados pelos alunos das respetivas escolas, desafiando-os, escolas e alunos, a tentarem também “Voar Mais Alto”, tal como o lema do Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Deu os parabéns a todos os envolvidos por conseguirem, de forma exemplar, concretizar o desafio que a Câmara Municipal lança todos os anos com o projeto “Empresa na Escola”, ainda que entre estes dois parceiros não exista protocolo assinado para o efeito.
No final a festa instalou-se com a distribuição dos livros a cada um dos alunos, que assim tiveram a oportunidade de, em primeira mão, revisitar os textos que construíram, recordar as histórias que criaram, visualizar as ilustrações que fizeram, tudo com uma edição de grande qualidade.

Alerta de muito frio! 

Ícaro TV apresenta: 

Links Educativos 

 

RoteiroMinas1

 

 

 

metis

JuventudeCMVNF

 

 

 

FundacaoJuventude

 

 

 

 

 

Quadros de Honra 

Conheça os alunos do Quadro de Honra de cada ano letivo

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Revista PAA 

revista2015 2016

Login

Online 

Temos 39 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top