Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

poupaiNo dia 26 de outubro, pelas 16:00h, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, realizou-se a apresentação do livro Poupai, o Guardião da Energia, o produto final do Concurso Poupa Energia Ganha o Teu Futuro.

 

Este foi um projeto de responsabilidade pedagógica e social promovido pelo Agrupamento de Escolas de Gondifelos em parceria com a Cooperativa Elétrica do Vale D’Este CRL (CEVE) e que tem como objetivos promover e incentivar o desenvolvimento de competências pessoais e artísticas nas áreas da Escrita, da Leitura, das Artes Visuais, das Artes Plásticas, da Ilustração e do Grafismo, bem como sensibilizar para a interiorização de comportamentos na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O desafio lançado em junho de 2015, pela CEVE, ao Agrupamento, no sentido de desenvolver um projeto tendo como base nas temáticas energia e desenvolvimento sustentável, num ano de especial importância para a Cooperativa Elétrica, pois celebrava o seu 85º aniversário, assim como para o Agrupamento que celebrava também o seu 15º aniversário ao mesmo tempo que a EBI de Gondifelos celebrava o 25º aniversário, vê agora o seu resultado traduzido na edição do livro “Poupai, o Guardião da Energia e outras histórias”, da autoria dos alunos do 1º e 2º ciclo, com prefácio e sinopse da professora Arminda Barroso e com o apoio do escritor Pedro Chagas Freitas, dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, em articulação com os professores titulares de turma.

A sessão encheu o auditório da Biblioteca Municipal e iniciou-se com uma encenação cheia de cor e movimento da música “We are the world”, de Michael Jackson e Lionel Richie, produzida pelos atuais alunos do 4º ano de escolaridade e que colocaram o enfoque na sensibilização para o cuidado com o ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Contou ainda com a apresentação emotiva de extratos do livro, feito por alunos do atual 5º ano, e com as intervenções do Diretor do Agrupamento, Dr. Jones Maciel, do Presidente da Administração da CEVE, Engº Luís Macedo e do Vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha.
Reiterando os parabéns a todos os participantes, Jones Maciel recordou o trabalho coletivo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015-16, no sentido de cada turma, orientada pelos respetivos docentes, ir respondendo aos desafios das três etapas do concurso “Poupa Energia Ganha o teu Futuro”, que nortearam todo o trabalho até à produção do livro e que passaram pela definição do personagem principal e do seu grafismo, depois pela construção das histórias e do título do livro, para terminarem com a sua ilustração. Lembrou os vários prémios de usufruto cultural que foram sendo atribuídos no final de cada etapa aos respetivos vencedores e destacou que o principal prémio é efetivamente a edição do produto final e oferta do mesmo a todos os participantes e, portanto, co-autores do livro.
O Diretor agradeceu à CEVE o desafio lançado e o apoio concedido para criar as condições únicas para o desenvolvimento deste projeto, com o apoio de especialistas de reputado valor como o escritor Pedro Chagas Freitas e dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda e com a manutenção de níveis de motivação elevadíssimos, graças aos prémios em jogo. Agradeceu à Biblioteca Municipal e à Câmara Municipal a cedência do espaço bem como o apoio para participação de todos os alunos co-autores na sessão de apresentação deste livro, dando ao evento a amplitude que considera merecida e que leva os alunos a estabelecerem a relação direta entre o seu trabalho na escola com a dinâmica das bibliotecas.
O Engº. Luís Macedo congratulou-se com a forma como o Agrupamento quis e soube agarrar o deasafio que a CEVE lhes lançou, pois, ao ser um empresa cooperativa, pretendia que o seu 85º aniversário fosse assinalado em estreita articulação com os seus usufrutuários. Assim, manifestou o seu regozijo com o facto de a CEVE poder ficar associada à produção de um trabalho com a qualidade final do livro “Poupai, o Guardião da Energia” e, de forma particular, ao processo desenvolvido para o atingir e que permitiu a um número muito grande de alunos enriquecerem e aprofundarem o seu processo formativo. Fez ainda notar que este foi um dos muitos projetos concretizados de forma particular neste ano de aniversário, mas que a CEVE é uma empresa que procura estar atenta e, no âmbito da sua responsabilidade social, apoiar o desenvolvimento do meio em que se insere, incluindo este e outros agrupamentos de escolas e muitas e variadíssimas instituições.
O Dr. Leonel Rocha destacou o feito alcançado na parceria entre uma empresa e um agrupamento de escolas, do qual a Câmara Municipal, face à riqueza do processo e do trabalho final, quer dar testemunho, adquirindo e oferecendo a cada biblioteca escolar do concelho um conjunto de livros que possam ser lidos e explorados pelos alunos das respetivas escolas, desafiando-os, escolas e alunos, a tentarem também “Voar Mais Alto”, tal como o lema do Agrupamento de Escolas de Gondifelos. Deu os parabéns a todos os envolvidos por conseguirem, de forma exemplar, concretizar o desafio que a Câmara Municipal lança todos os anos com o projeto “Empresa na Escola”, ainda que entre estes dois parceiros não exista protocolo assinado para o efeito.
No final a festa instalou-se com a distribuição dos livros a cada um dos alunos, que assim tiveram a oportunidade de, em primeira mão, revisitar os textos que construíram, recordar as histórias que criaram, visualizar as ilustrações que fizeram, tudo com uma edição de grande qualidade.

Não perca! 

Não é todos os dias que uma escola tem um seu livro publicado por uma editora.

Venha participar neste momento importante e dar os parabéns aos nossos alunos.

Conheça mais sobre o Projeto clicando nos links abaixo:

Cartaz da apresentação desta iniciativa
Parabéns do Sr. Presidente da República
Conclusão do Projeto
Terceira etapa do Projeto
Segunda etapa do Projeto
Primeira etapa do Projeto

Veja também o spot publicitário que vai passar na TVI24, na sexta-feira (dia13 de outubro) de manhã.

O que fazer?! 

Celebrando o Dia Internacional para a Redução das Catástrofes o AEG aderiu ao exercício "A Terra Treme". Todos devemos ter consciência do perigo e saber o que fazer nestas situações. Clique na imagem abaixo para ver os conselhos do "Tinoni".

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas mar2016

Nº 2 - março 2016

asas dez2017

Nº 3 - dezembro 2016

asas mar2017

Nº 4 - março 2017

Login

Online 

Temos 27 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top