Agrupamento de Escolas de Gondifelos

Informações

Ferramentas

Blogs

Galeria Fotos

Contratação

O "School of Active Citizens" é um projeto de cidadania ativa e participação de alunos e alunas, promovido em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e a associação juvenil YUPI (Youth Union of People with Initiative).

Este projeto pretende desenvolver ações nas áreas da educação para a democracia, a educação para os direitos humanos (com enfoque para a igualdade de género) e a educação para o empreendedorismo durante os próximos 3 anos letivos, envolvendo diferentes atores de educação formal e não formal de Portugal, Roménia, Eslováquia e Polónia.

O projeto "School of Active Citizens" é financiado pelo Programa Erasmus + Educação e Formação na linha de Parcerias Estratégicas entre setores e permitirá o trabalho local em cada país envolvido, assim como a realização de mobilidades de alunos e professores, num total de 36 professores e 48 alunos, para além da produção de publicações e referenciais nas áreas temáticas que servirão a parceria e todos os parceiros locais e nacionais interessados.

Notícias de atividades AEG relacionadas com o projeto

O AEG está a organizar um colóquio, direcionado para docentes e a realizar na escola sede, no dia 26 de março, pelas 10:00h, com a duração de duas horas, sob o título “Conversas… Ser professor hoje” e que contará com a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Professora Doutora Alexandra Leitão.
Em jeito de enquadramento deve-se referir que estabelecidos na visão definida no Projeto Educativo do AEG estão três princípios de atuação, o de “Um Brilho no Olhar”, o de “Uma Escola Participada” e o de uma “Organização Aprendente” e regista-se que a atividade que estamos a organizar, tal como acontece com muitas outras iniciativas do Agrupamento, cruza estes três princípios de atuação, na medida em que promove a participação ativa dos docentes numa reflexão que pode ajudar o Agrupamento a melhorar as condições que contribuem para consolidar o sentimento de pertença dos docentes e a sua identificação com os objetivos traçados nesse mesmo Projeto Educativo.
A iniciativa surge enquadrada no Projeto de Saúde Escolar do Agrupamento, onde, para além do trabalho prioritário e direto com os alunos, também os profissionais e os pais são foco de atenção. Assim, desta feita e por proposta da Equipa de Saúde Escolar do ACES AVE Famalicão, com quem trabalhamos em parceria, surgiu a possibilidade de se promover esta reflexão, em formato de tertúlia, com breves comunicações, que serviriam de ponto de partida para que um moderador promovesse o aprofundamento das ideias abordadas e a interação entre público-alvo e oradores.
Os oradores serão a própria Sra. Secretária de Estado, o Sr. Professor Doutor Rui Gomes, da Universidade do Minho e a Sra. Professora Doutora Kadydja Chafgas, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, cabendo a moderação à Sra. Professora Doutora Emília Araújo, também da Universidade do Minho.
Naturalmente e perante a oportunidade de podermos contar com tão honrosas presenças, temos todo o gosto em convidar o corpo docente e em particular as Direções e @s Presidentes dos Conselhos Gerais dos restantes Agrupamentos de Escolas de Famalicão, que, por certo, podendo encaixar este evento no meio do serviço de avaliação em que estarão envolvidos nessa altura, não perderão a oportunidade de participarem na reflexão.

CARTAZ (POR FAVOR CLIQUE AQUI)

Car@s elementos da comunidade educativa e representantes da comunidade envolvente,

está aberto o período de discussão, na generalidade, das propostas de alteração ao Regulamento Interno do AEG, cujo documento base se anexa e que fica também disponível na página de internet do Agrupamento.
O documento que se apresenta, resulta de um trabalho de reflexão da respetiva Secção do Conselho Pedagógico, coordenada pelo Dr. Joaquim Paiva, sobre o Regulamento Interno atual.
Sendo o documento que "estabelece as orientações para a organização e funcionamento dos órgãos, serviços e atividades do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, adiante designado por Agrupamento, bem como as normas de enquadramento da ação dos membros da comunidade educativa" é importante que todos nós façamos uma análise do documento e nos pronunciemos sobre o que entendermos ser necessário alterar.
Esta fase de discussão decorrerá até ao dia 23 de março e as propostas de alteração, que devem incluir os respetivos fundamentos/motivos, devem ser claras, com referência aos artigos/capítulos em análise e a ser enviadas, em formato word, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em 18 de abril uma nova proposta, revista na sequência das observações/propostas de alteração apresentadas, será discutida em sede de Conselho Pedagógico, de onde sairá o documento para análise das estruturas orgânicas do Agrupamento.
Note-se que nessa fase, que decorrerá depois até dia 30 de maio, as componentes que não forem alvo de observações na primeira fase de discussão (aquela que agora se abre), serão consideradas consolidadas e apenas serão discutidas as áreas que agora merecerem observações por parte da comunidade.
Com o resultado da reflexão das estruturas orgânicas do Agrupamento, será apresentada uma nova versão ao Conselho Pedagógico, na reunião de 20 de Junho, de onde sairá, então a versão final do Regulamento interno a submeter à discussão e aprovação do Conselho Geral.

Reforçando o apelo à participação na revisão deste importante documento, que é um dos caraterizadores da autonomia do Agrupamento, agradecemos desde já a vossa atenção.

DOCUMENTO BASE PARA DISCUSSÃO (Por favor clique aqui)

O Regulamento Interno em vigor pode ser consultado clicando aqui (X)

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, no âmbito do seu Projeto Educativo e de acordo como o seu Regulamento Interno, homenageia anualmente os seus melhores alunos e aqueles que manifestam especial esforço na superação das suas dificuldades, como forma de a todos motivar a se empenharem no desenvolvimento das suas competências e no seu trabalho escolar de forma a alcançarem os melhores resultados possíveis. Tendo em consideração que o Agrupamento privilegia a formação integral dos alunos homenageia ainda aqueles que se envolveram com reconhecido mérito em atividades extra-letivas ou apresentaram especiais atitudes de cooperação ou solidariedade.

Abaixo se apresentam os nomes dos alunos incluídos no quadro de honra desde a sua instituição no Agrupamento, independentemente da mudança de regras para a sua integração, conforme as atualizações do Regulamento Interno ao longo dos tempos.

 

Quadro de Honra 2016 - 2017 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2015 - 2016 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2014 - 2015 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2013 - 2014 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2012 - 2013 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2011 - 2012 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2010 - 2011 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2009 - 2010 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2008 - 2009 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2007 - 2008 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2006 - 2007 (por favor clique aqui)

Quadro de Honra 2005 - 2006 (por favor clique aqui)                     Quadro de Honra 2004 - 2005 (por favor clique aqui)

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos, no âmbito do seu Projeto Educativo e como forma de motivar os seus alunos a se empenharem no desenvolvimento das suas competências e no seu trabalho escolar de forma a alcançarem os melhores resultados possíveis, vai homenagear os melhores alunos do ano letivo de 2016-17.

Continuar a ler...

 

  

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania,o ambiente, os valores, entre outros.
Alguns dos nossos alunos quiseram aderir a este desafio e enviaram as suas propostas e os textos das turmas 23Cav (hoje 34Cav) e 5º1 (hoje 6º1) foram selecionadas para integrar o livro. Parabéns.

 

Escola EB1 de S. Gonçalo, Cavalões – V. N. de Famalicão – Turma 14 

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


Família é o bem mais precioso que guardamos
Alegremente no nosso coração.
Maravilhados nos sentimos quando sabemos quão
Importante é termos perto de nós, um pai, uma mãe que nos
Livra dos problemas e das inquietações.
Infelizes nunca nos sentiremos pois o seu
Amor e carinho sempre teremos.


A Família é o nosso ponto de Abrigo
É a nossa Casa, o nosso Lar.
É o abraço que nos aconchega
Nos momentos tristes.
É o Sorriso que nos adormece
Quando estamos cansados.
Não importa o tamanho ou a cor
Apenas e só apenas importa … o Amor.


Escola EB1 de S. Gonçalo, Cavalões – V. N. de Famalicão – Turma 23C

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


Família unida e feliz.
Ajuda-nos a enfrentar as dificuldades,
Muito amor e carinho nos dá.
Irrita-se, protesta, mas logo fica em paz
Lembra-se sempre de nós em todos os momentos
Indica-nos sempre o melhor caminho a seguir.
A família é o nosso maior tesouro!


Uma família é
o nosso porto
de abrigo.
A família é como
Uma árvore, cujo
tronco nos agarra
à vida.
E os ramos, nos
abraça e acarinha
A família é o nosso
Refúgio, é ela
que nos ampara
e nos ajuda nos bons
e maus momentos.
A família é uma
reunião de sentimentos,
valores, atitudes…


Escola EB 1,2,3 de Gondifelos – V. N. de Famalicão – turma 3ºG

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


A Família é tudo para nós,
está sempre a nosso lado…
é a nossa voz,
e trata-nos com muito cuidado.

A Família é um tesouro,
que guardamos para toda a vida.
Ela vale mais que o ouro,
por ser muito unida.

Pais, filhos e parentes
estão unidos dia-a-dia.
Reunidos e sempre presentes,
para que em seu lar haja harmonia.

A Família é um lar
que nos acolhe ao nascer.
Nos dá força a confiar,
nos apoia e faz crescer.


Escola EB 1,2,3 de Gondifelos – V. N. de Famalicão – Turma 5º1

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


Avós, pai, mãe
Irmãos, tios, primos …
são o melhor do mundo
e estão no nosso coração.
A família é amiga
com ela podemos sempre contar.
Entre algumas tristezas, também há muitas risadas.
Num simples olhar, tudo de bom vamos encontrar.
A família conforta e protege
dá conselhos que servem para uma vida inteira.
Com a família, todos os momentos temos que aproveitar
pois num abrir e fechar de olhos, ela pode já não estar!
A família faz-nos crescer, chama-nos à atenção
quer ver-nos vencer e um bom futuro ter.
Família é amor, é felicidade
e é tão valiosa como a amizade.
A família nem sempre é perfeita
Mas sem ela nada seremos e
temos amigos para a vida inteira.


Escola EB 1,2,3 de Gondifelos – V. N. de Famalicão – Turma 6º1

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


Família…
É conviver
É aprender a crescer
É ver a vida a passar
É sonhar e acreditar!
Com a família aprendemos
A alegria e a tristeza,
A viver em harmonia
E a enfrentar o dia-a-dia.
A nossa família ajuda-nos
Sempre que precisamos.
Todos juntos somos mais fortes
Uns aos outros nos apoiamos.
À nossa família querida
Nós temos que agradecer
Tudo o que nos ensina
Quando estamos a crescer!


Escola EB 1,2,3 de Gondifelos – V. N. de Famalicão – Turma 6º2

Agrupamento de Escolas de Gondifelos


A família é um bem precioso
Que torna o nosso mundo maravilhoso.
A família é paixão, inspiração, coração…
A família é a nossa salvação!

Não dá para descrever
Quanto a família nos faz crescer!
Mas dá para admitir
Que nos faz muitas vezes sorrir!

A família é algo especial
Com ela podemos sempre contar
E de tudo conversar…
E aprender a amar!

Os verdadeiros laços de amor
Obrigam-nos a ter lealdade
A dizer sempre a verdade
E a apreender a responsabilidade!

Os concursos para contratação de escola de pessoal docente e técnicos especializados, ao abrigo da secção V do capítulo III do decreto-lei 132/2012 de 27 de junho (com a redação do redação do Decreto-Lei 83-A/2014 de 23 de maio) decorrem a partir da página da DGAE, nomeadamente em https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login, e obedecem aos critérios de admissão e seleção em anexo (clique aqui para consulta).
Consulte aqui os concursos abertos e os resultados respetivos.

 

Notas importantes:
Os candidatos a técnicos especializados devem enviar o respetivo portfólio (de acordo com os parâmetros definidos nos critérios de seleção - serão penalizados os candidatos que não cumprirem as regras indicadas), para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., dentro do prazo do respetivo concurso.

Os candidatos a técnicos especializados para a implementação de projetos devem, ainda e da mesma forma, especificar o nº de dias de serviço na área a concurso ou afim em escolas ou instituições de educação.

TENDO EM CONSIDERAÇÃO A URGÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS, INFORMA-SE QUE, SE OS CANDIDATOS NÃO EXCEDEREM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO DOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS SERÁ FEITA MEDIANTE A APLICAÇÃO CONJUNTA DOS CRITÉRIOS REFERENTES AO NÚMERO DE ANOS DE SERVIÇO E À AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO, E A 2ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.
NO CASO EM QUE ESTES CANDIDATOS EXCEDAM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO SERÁ FEITA APENAS EM FUNÇÃO DO Nº DE ANOS DE SERVIÇO, SENDO A 2ª FASE FEITA COM BASE NA AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO, EM TRANCHES DE 15, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, E A 3ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.



CONCURSOS ABERTOS


entre 13 e 18 de setembro (aviso de abertura - cilque aqui)

  • 1 horário anual (contrato de trabalho a termo resolutivo certo) de 35 horas para técnico especializado (Educador Social) para desenvolver projetos de promoção do sucesso educativo (Contrato de Autonomia) e a concretizar nas escolas do Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

 


LISTAS DOS RESULTADOS

  • horário anual, 35h,  Educador Social, concurso aberto em 13 de setembro - candidata 7428202892, Diana Patricia Pinto da Silva - lista ordenada (clique aqui).

 

Informa-se que, conforme aviso de abertura abaixo, está aberto procedimento concursal para recrutamento de técnicos para realização das AEC - Atividade Física e Desportiva. O concurso decorre na página de internet da DGAE, mais especificamente em https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login, sendo necessária inscrição prévia a realizar na mesma página.

- Aviso de abertura - 04 de setembro 2017 (clique aqui)

Documentos importantes para o concurso:

- Portaria 644-A/2015, publicada no DR de 24 de Agosto- define as normas de implementação das AEC (clique aqui)

- Decreto-Lei 212/2009 de 3 de Setembro - define o regime de contratação de técnicos para AEC (clique aqui)

- Lei 35/2014, de 20 de junho - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (clique aqui)

Resultados dos concursos abertos:

-  2 horários de Atividade Física e Desportiva, de 05 horas cada, concurso aberto no dia 04 de setembro - (clique aqui)

 

 Parceiros Académicos

 

 

Parceiros Empresariais

 

 

Parceiros Institucionais

 

O Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) tem realizado anualmente um “Fórum de Reflexão e Partilha de Boas Práticas”, cuja 7ª edição se realizará no dia 17 de maio, com o título “Voar Mais Alto – Avaliação das Aprendizagens”, com principal participação de docentes, mas onde os pais marcam também presença significativa e os restantes elementos da comunidade educativa estão também representados, sendo habitual contar com a presença de representantes de outras escolas.
Este Fórum será constituído por dois painéis de comunicações com dois comunicadores especialistas no primeiro painel e partilha de experiências do AEG no segundo, seguidos de um tempo para debate, tendo início previsto para as 14:00h e conclusão às 18:00h.
É um momento alto no trabalho de auto-avaliação do Agrupamento, procurando ouvir opiniões de quem estuda cientificamente os assuntos abordados, mas colocando também em discussão as suas próprias práticas, partilhando-as com toda a comunidade educativa e com quem quem quiser connosco refletir sobre as mesmas.
Contamos também consigo!

Os concursos para contratação de escola de pessoal docente e técnicos especializados, ao abrigo da secção V do capítulo III do decreto-lei 132/2012 de 27 de junho (com a redação do redação do Decreto-Lei 83-A/2014 de 23 de maio) decorrem a partir da página da DGAE, nomeadamente em https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login, e obedecem aos critérios de admissão e seleção em anexo (clique aqui para consulta).
Consulte aqui os concursos abertos e os resultados respetivos.

 

Notas importantes:
Os candidatos a técnicos especializados devem enviar o respetivo portfólio (de acordo com os parâmetros definidos nos critérios de seleção - serão penalizados os candidatos que não cumprirem as regras indicadas), para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., dentro do prazo do respetivo concurso.

Os candidatos a técnicos especializados para a implementação de projetos devem, ainda e da mesma forma, especificar o nº de anos de serviço na área a concurso ou afim em escolas ou instituições de educação.

TENDO EM CONSIDERAÇÃO A URGÊNCIA DOS PROCEDIMENTOS, INFORMA-SE QUE, SE OS CANDIDATOS NÃO EXCEDEREM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO DOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS SERÁ FEITA MEDIANTE A APLICAÇÃO CONJUNTA DOS CRITÉRIOS REFERENTES AO NÚMERO DE ANOS DE SERVIÇO E À AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO, E A 2ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.
NO CASO EM QUE ESTES CANDIDATOS EXCEDAM O Nº DE 15, A 1ª FASE DE SELEÇÃO SERÁ FEITA APENAS EM FUNÇÃO DO Nº DE ANOS DE SERVIÇO, SENDO A 2ª FASE FEITA COM BASE NA AVALIAÇÃO DO PORTEFÓLIO, EM TRANCHES DE 15, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, E A 3ª FASE FEITA COM BASE NA ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, EM TRANCHES DE 5, POR ORDEM DECRESCENTE DA GRADUAÇÃO ESTABELECIDA NA FASE ANTERIOR, ATÉ AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS.



CONCURSOS ABERTOS


entre 19 e 22 de setembro (aviso de abertura - cilque aqui)

  • 1 horário anual (contrato de trabalho a termo resolutivo certo) de 35 horas para técnico especializado (Educador Social) para desenvolver projetos de promoção do sucesso educativo (Contrato de Autonomia) e a concretizar nas escolas do Agrupamento de Escolas de Gondifelos;

 


LISTAS DOS RESULTADOS

  • horário anual, 35h,  Educador Social, concurso aberto em 19 de setembro - Diana Patricia Pinto da Silva, candidata 7428202892 - lista ordenada (clique aqui).
  • horário temporário, 35h,  Educador Social, concurso aberto em 19 de setembro -Dalila Nazaré Garcês da Silva, candidata 8401165369 lista ordenada (clique aqui). Note-se que as três candidatas melhor posicionadas não aceitaram a colocação.

 

O AEG aderiu à promoção da festa da curta metragem em Portugal.

Aproveite para ver na Casa das Artes, dia 21 de dezembro, pelas 21:45h.

Organização - Cineclube de Joane
Crianças - entrada gratuita
Adultos - valor simbólico

Pelo quarto ano consecutivo O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal. Em 2016 a iniciativa estende-se a todo o mês de dezembro com sessões para toda a família em várias cidades do país.
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto.
A ideia, que nasceu em França em 2011, rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pela AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos. Quer seja online, em cinemas ou em diferentes locais públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto mas intenso dia proporciona ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.
Neste dia, em que a criatividade se baseia na riqueza dos filmes e na imaginação dos organizadores, oferece-se diversidade e colocam-se em prática iniciativas inovadoras para promover o cinema em formato curto, de forma a incentivar novos criadores e práticas profissionais, aumentando os admiradores do formato e o acesso à cultura.
Mais em http://odiamaiscurto.curtas.pt/

Em Famalicão, o evento decorre na casa das MUDO (Mute) (Job, Joris en Marieke, Holanda, 2013, ANI, 4’)
NUGGETS (Andreas Hykade, Alemanha, 2014, ANI, 5’17”)
AMOR DE INVERNO (Amore d’inverno) (Isabel Herguera, Itália-Espanha, 2015, ANI, 8’)
ADEUS MR. DE VRIES (Goodbye Mr. De Vries) (Mascha Halberstad, Holanda, 2012, ANI, 6’)
PLANETA SIGMA (Planet Sigma) (Momoko Seto, França, 2014, FIC, 11’14”)
IMPORT (Ena Sendijarevic, Holanda, 2016, FIC, 16’55”)
MÃES EM CHAMAS (Moms On Fire) (Joanna Rytel, Suécia, 2016, ANI, 12’49”)
HOME (Lar) (Daniel Mulloy, Kosovo-Reino Unido, FIC, 20’21”)

 

Subcategorias

Suspendisse at libero porttitor nisi aliquet vulputate vitae at velit. Aliquam eget arcu magna, vel congue dui. Nunc auctor mauris tempor leo aliquam vel porta ante sodales. Nulla facilisi. In accumsan mattis odio vel luctus. Fusce egestas, augue in fermentum euismod, quam ante mattis lorem, a tempor ipsum mi sed elit.

Memórias 

memorias

Jornal Escolar 

asas5 dez2017

Nº 5 - dezembro 2017

asas mar2018

Nº 6 - março 2018

Login

Online 

Temos 25 visitantes e 0 membros em linha

Scroll to top